Carving, grinding, power-slinding são manobras comuns em pistas de BMX freestyle e skate. Mas dropar rampas de forma alucinada em cadeira de rodas é algo ainda um tanto surreal. Ou não?
Pois bem, o HardCore Sitting surgiu em meados de 2007 na cidade de Las Vegas, California. E tem seu principal representante o atleta Aaron Fotheringham, que nasceu com espinha bífida e passou a utilizar a cadeira de rodas como forma principal de deslocamento a partir dos 8 anos de vida.
Mas a cadeira de rodas não foi vista por ele de forma tão simples assim.
Parecia que algo muito especial estava sendo preparado na vida desse garoto que não se mostrava nada satisfeito quando acompanhava seu irmão nos treinos de BMX freestyle.
Somente ver o seu irmão e colegas executarem aquelas manobras radicais não era suficiente para Aaron. E ele começou a utilizar sua cadeira de rodas nas pistas de skate.


Sobravam coragem, ousadia e criatividade.
Aos poucos Aaron foi aperfeiçoando sua técnica, desenvolvendo novas manobras e acrescentando desafios em cima de sua cadeira de rodas.
Em julho de 2006 Aaron foi o primeiro ser humano (até porque não teve outro ser que já fez isso) a realizar um backflip em cadeira de rodas.
A partir de então a modalidade firmou e esse atleta passou a inovar cada vez mais. Atualmente Aaron é integrante de um seleto grupo de atletas de alto nível do esporte radical da Nitro Circus, tem diversos patrocinadores e se apresenta pelo mundo em eventos na Mega Rampa.
E esse nível de profissionalismo faz com que ele venha experimentando e executando com perfeição novas e perigosas loucuras. Alguém arrisca uma manobra dessas?
E graças a esse super atleta, a modalidade espalhou-se pelo mundo e já temos inclusive representantes em nosso país desenvolvendo o HardCore Sitting - Brazil.
É necessário um treinamento rigoroso, uso de equipamentos de segurança apropriados e uma cadeira de rodas "turbinada" para suportar o tranco (para sermos bem suaves e não falarmos em quedas).
E para quem quiser aprender e saber mais sobre a modalidade, não percam em janeiro um dia inteiro dedicado ao HardCore Sitting. O primeiro evento oficial dos praticantes de HCS no Brasil.
Local: Pista de São Bernardo do Campo
Horário: 13:00 às 16:00
Imperdível! Venha conhecer nossos atletas brasileiros.
E Aaron Fotheringham que se cuide, porque já temos o Pedro Henrique, mandando manobras na cadeira de rodas que até então eram exclusividade do mestre.
Mas será que o nosso Pedro Henrique está tão preparado pra já tentar um double backflip? Quem tiver paciência para ver as várias tentativas (leia-se quedas feias) pode conferir aqui.
Mas será que o nosso Pedro Henrique está tão preparado pra já tentar um double backflip? Quem tiver paciência para ver as várias tentativas (leia-se quedas feias) pode conferir aqui.
Aaeron... esse cara é DOIDO... mas, faz as pessoas com deficiência serem tratadas como NORMAIS que tem sonhos e que NÃO SÃO DE VIDRO... isso é o suficiente
ResponderExcluirValeu Fernando pela presença aqui no blog. Realmente ele é muito doido. Mas tem uma loucura muito solidificada em treinamento, investimento em segurança e preparação. E realmente o fato dele fazer tudo isso mostra cada vez mais que a referência para normalidade é totalmente relativa. Estamos juntos por aqui. Suas contribuições são importantes!
ExcluirRealmente Fernando, Todos podem fazer as mesmas coisas... apenas de maneiras diferentes.
ResponderExcluirIsso mesmo Aline! E muitas vezes o jeito diferente de um pode ser melhor do que o convencional que todos pensam ser o único jeito.
Excluir