Hoje é o Dia Mundial do Tênis! E presto minha homenagem conversando com vocês sobre tênis, mas principalmente sobre transformação de gente!
Faz um tempo conheci um projeto social que utiliza o esporte como forma de inclusão e educação (não é a inclusão reversa que eu comento de vez em quando!). Na verdade, não estive em nenhum evento do projeto, nem troquei idéia com qualquer idealizador ou profissional do projeto. Simplesmente vi um vídeo e tive a curiosidade em conhecer um tanto mais através do site.
O Projeto Wimbelemdom - Educando com o Tênis foi criado no ano 2000 (pouco depois do primeiro fim do mundo e antes do segundo fim do mundo) em um bairro da Zona Sul de Porto Alegre - RS. Quem quiser conhecer mais pode entrar no site do projeto.
A proposta iniciou com a preocupação de um fotógrafo em Porto Alegre - RS com as crianças do bairro onde ele residia, Belém Novo. O projeto começou então numa quadra de tênis abandonada nesse local e por isso o nome surgiu como um trocadilho com o torneio de tênis mais famoso do mundo.
Atualmente o projeto conta com vários parceiros e originou uma ONG, principalmente para adaptar-se às questões de legislação e recebimento de verbas para sustento. E tem até um torneio que se chama "Rolando o Arroz", que já contou com a presença de vários atletas brasileiros do tênis, como Guga, Fernando Meligeni e outros.
A missão do projeto é: "Através do ensino do tênis, integrado à leitura e à complementação escolar, facilitar o desenvolvimento de habilidades e atitudes em crianças em situação de risco social que lhes permitam participar ativamente da sociedade brasileira."
Preciso confessar pra vocês que sou muito fã de projetos esportivos em que a prática do esporte não é o fim em si mesmo. Onde o que importa não é formar futuros campeões e medalhistas olímpicos, mas sim dar condições de participação ativa na sociedade. Mas não somente grandes projetos, "simples" aulas de educação física ou ainda "apenas" conversas entre professores a respeito do tema sempre me empolgaram.
Acredito muito no poder transformador do esporte. Diversos aspectos da aprendizagem e do jogo colaboram nesse sentido tais como as questões da superação, da persistência, da existência de regras, da infração à regra e as consequências disso.
O jogo coletivo e também a existência de um adversário, assim como a necessidade de se impor, mas principalmente de respeitar são condições inerentes ao esporte que se refletem na vida. E que somente com intencionalidade educativa e pedagógica do professor podem transformar a aula de educação física, de esporte em um momento de formação do cidadão.
Resta a nós professores estarmos atentos a esses princípios e à nossa atuação. Estudar e aprimorar nossos conhecimentos a respeito do esporte e do ser humano que está em nossas aulas (em nossas mãos...).
Cabe às famílias cobrarem dos professores o exercício da profissão no sentido de oferecer o máximo aos seus filhos e crianças.
Mas também é importante a compreensão dos responsáveis que o gesto motor de um campeão pode muito bem começar na formação do caráter e no ensino dos princípios do esporte e do jogo. Vemos muitas vezes pais que não sabem torcer para seus filhos nos campeonatos e familiares que cobram dos professores uma postura de técnicos da NBA ou da Seleção Brasileira. Mas isso pode virar um novo post!
Parabéns ao povo do Projeto Wimbelemdom pelo excelente trabalho realizado.
Que sirvam de exemplo para outros, mas principalmente que continuem fazendo a diferença no local onde vocês estão.
0 comentários:
Postar um comentário