sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Quem sabe fala sobre: Condromalácia



Hoje é dia de abrirmos mais uma seção em nosso blog: Quem sabe fala sobre!

E a nossa convidada é a Dra. Ana Carolina Ramos e Côrte, médica do Esporte de Alto Rendimento do Esporte Clube Pinheiros.
Dra. Ana Carolina e seu atleta de natação, Bruno Fratus
(campeão panamericano e 4º colocado nos Jogos Olímpicos de Londres 2012)
O tema de hoje, foi solicitado por uma de nossas leitoras em nossa fanpage e trata de um problema que preocupa muita gente: a Condromalácia Patelar.
Com vocês, Dra. Ana Carolina:

Quantas vezes você já ouviu pessoas dizerem que tem uma doença chamada condromalácia?

Pois para começar, a condromalácia é um diagnóstico realizado por imagem e não um diagnóstico clínico.

A condromalácia é uma descrição do resultado de um exame de imagem onde existe uma lesão de cartilagem podendo ocorrer em diferentes graus.

Já a queixa clínica de dor anterior no joelho está relacionada ao diagnóstico de Síndrome Femoropatelar. Portanto, a condromalácia quando encontrada, confirma o diagnóstico de Síndrome Femoropatelar.

A Síndrome Femoropatelar está entre os principais diagnósticos de dor no joelho de aparecimento crônico (aquele que não é súbito). Acomete desde jovens atletas a idosos, e está relacionada a uma lesão da cartilagem articular que proporciona uma liberação de substâncias químicas e alterações mecânicas que levam a uma irritação sinovial causando a dor. Além da dor, outros sintomas podem fazer parte da queixa do paciente como estalidos ou discreto edema no joelho.
Os principais fatores envolvidos na causa da Síndrome Femoropatelar estão relacionadas à biomecânica do paciente. Assim, pacientes que naturalmente apresentam maior rotação medial do fêmur, maior joelho valgo, mau alinhamento da patela e flexibilidade inadequada estão mais propensos a desenvolver a síndrome.

O tratamento desta síndrome está baseado na eliminação dos sintomas com medidas analgésicas, medicamentosas e/ou fisioterápicas e correção da biomecânica, a partir de exercícios de fortalecimento.

Pra você que eventualmente queixa-se de dor na região anterior do joelho, especialmente ao subir e descer escadas, que já percebeu estalidos ao fletir e estender os joelhos, aproveite para evitar dores piores no futuro e comece a prevenção da Síndrome Femoropatelar.
Esta prevenção está baseada em exercícios de fortalecimento específicos para o joelho e medidas de diminuição da sobrecarga articular como, por exemplo, o emagrecimento.

Procure profissionais especializados, como médico do esporte e fisioterapeuta.
Para prevenir, procure um professor de Educação Física!

* Dra. Ana Carolina é formada em medicina do esporte pelo HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), Médica do Esporte de Alto Rendimento do Esporte Clube Pinheiros e Doutorado em Ciências Médicas pelo HCFMUSP.
Contato: anacarolinacorte@gmail.com

2 comentários:

  1. Parabens Guigo e Ana Carolina. bjs
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela,
      Muito obrigado. Volte sempre por aqui e deixe seus comentários.
      Abs

      Excluir