Quem ficou em Brasília no Carnaval parece não ter se arrependido... Eu particularmente não fui em nenhum bloquinho, nenhum clube ou festa. Mas o que se ouvia por aqui foi quanto ao sucesso do Carnaval na capital federal.
A cidade estava repleta. Em todos os lugares tinha muita gente. Nos parques, na Água Mineral, no Lago Paranoá, nos clubes e nas festas... ah, principalmente nas festas!
Ontem estava conversando com um amigo e ele contava que teve programação de sexta-feira à noite até ontem a noite, sem parar. E que ele quase não sentiu falta do Carnaval do Rio de Janeiro.
Mas, ainda mais legal que isso, percebi ao conversar com uma amiga hoje enquanto corria no Parque da Cidade. Ela relatava que passou o Carnaval com os filhos (realmente eu vi várias fotos dela com a criançada no facebook) e que não faltou programação para os pequenos. Mesmo em bloquinhos de rua, ela encontrou um ambiente agradável e seguro para curtir com a criançada fantasiada. Assim como muitos outros pais e mães...
Ponto positivo para nossa cidade!
E pelo que ouvi nas rádios e nos jornais, esse ano pode ser um marco do Carnaval de Brasília... Fiquei imaginando que daqui uns anos vai ter gente vindo do Brasil inteiro para curtir os blocos de rua na nossa cidade.
Um dos locais preferidos e mais utilizados nesses dias foi o Eixão. Um espaço amplo, de fácil acesso e com grama e árvores muito próximo. Teve trio elétrico, bandinha, camelôs e muita, muita gente!! Ao que me consta, diversos pontos do Eixão foram pontos de encontro e partida de alguns blocos de carnaval.
Sou muito fã do Eixão do Lazer, programa de incentivo à recreação e lazer do brasiliense que ocorre todos os domingos. Certamente que esse programa poderia ser melhor estruturado, mas o fato de liberar nossa grande avenida para a população caminhar, pedalar, patinar ou até mesmo não fazer nada é sensacional!
Do mesmo modo que não vejo problema algum em utilizar esse espaço para outros eventos, tais como corridas, shows e carnaval. No entanto, fico profundamente triste com o que vejo após esses grandes eventos.
Na segunda-feira fui pedalar no Eixão e fiquei muito assustado com o odor fétido (cheiro de mijo mesmo!!!) e a quantidade de lixo ao longo da pista. E, para piorar, grande parte desse lixo eram pedaços de garrafas de vidro quebradas.
Sinceramente não acredito que a população brasiliense não tenha capacidade de brincar seu carnaval sem deixar um rastro tão nocivo de lixo. Será que as crianças que estão aprendendo a pular um carnaval de forma segura e divertida também estão aprendendo tais práticas?
Enquanto pedalava eu tive medo de avariar minha bicicleta com a quantidade de vidro no chão. E sabia também que no dia seguinte, terça-feira de carnaval, o Eixão seria novamente fechado para mais um dia de lazer e festa. Naquele mesmo chão repleto de sujeira muitas famílias levariam suas crianças para aprender a andar de bicicleta, outros arriscariam um passeio de patins... Mas rodeados de lixo e vidro!
Eu pensei que a música do xixi que a Rede Globo veiculou semana passada fosse completamente desnecessária! Na verdade ainda acredito que seja... Mas parece ao mesmo tempo ser um lembrete necessário a um povo que reclama por seus direitos, que têm educação e cultura de sobra, mas insiste em aproveitar ao máximo sem preocupar-se com alguns limites.
Enfim! Parabéns ao povo de Brasília que curtiu o Carnaval fazendo uma festa bonita e saudável... Mas da próxima vez, vamos cuidar do que é nosso, com mais cuidado!
0 comentários:
Postar um comentário