quinta-feira, 21 de março de 2013

Jogos Olímpicos... Such a ________ experience!!!!!

Eu já participei de dois Jogos Olímpicos: Beijing 2008 e London 2012! E a pergunta que me faço até hoje é: "Por que eu nunca eu tinha ido antes?"

A viagem para Pequim aconteceu graças a um empurrãozinho de uma amiga. Cecília, uma fisioterapeuta que trabalhou comigo no Sarah Macapá e é apaixonada por esportes, fez o convite e praticamente comprou minhas passagens e reservou meu hotel!

Para Londres, foi uma preparação muito maior, com "reserva" de férias antecipada em 4 anos. Ou seja, ao chegar de Pequim comuniquei ao meu chefe minha intenção de participar em 2012. E deu certo! Fui na terra da rainha e acompanhei os Jogos Olímpicos na companhia de Wenlock e Mandeville!
Confesso que na China vivi os 30 melhores dias da minha vida. Muita coisa totalmente diferente e muita emoção. Encontrei e conheci pessoas sensacionais, das quais algumas tornaram-se grandes amigos do coração. Em Londres, o melhor foi o reencontro: com as pessoas, com as emoções, com o esporte... além de poder curtir os Jogos com meu irmão Fernando!
Jogos Olímpicos é a celebração mundial máxima do esporte de altíssimo nível. Contudo creio que seja também o evento de celebração da humanidade, com a presença de diversos povos de todas as tribos, línguas e nações... Não é mesmo somente a vibração e a celebração pelo esporte. Compartilhar e se divertir com o ser humano. Fazer amigos, falar em línguas, ou não falar e ainda assim conseguir rir e brincar. Conhecer culturas e formas de encarar a vida, as coisas. Esse mural abaixo traz fotos de Beijing-2008 e vejam bem que pouco tem de esporte propriamente dito. Jogos Olímpicos é muito além de esporte!
Quem já me leu por aqui ou me conhece pessoalmente sabe da minha paixão pelo esporte. E viver a experiência de presenciar os melhores atletas do mundo representando seus países e buscando alcançar o máximo de desempenho na sua modalidade é algo fantástico, sem palavras! Presenciar recordes, vitórias, superação, medalhas, pódios e hinos, se for brasileiro então...
Mas também, compartilhar essas emoções com amigos ou mesmo com desconhecidos torna a experiência olímpica muito mais real e concreta. Lembro que em Pequim eu me vi torcendo loucamente pela seleção holandesa de pólo aquático junto com outros holandeses que pouco conseguíamos nos comunicar. Ou de quando vibrei como gol do meu time quando um húngaro (ou algo do gênero) bateu um recorde mundial no arremesso de peso.

E não foi nada diferente em Londres. Viver com o povo londrino, indiano, os chineses de novo, os brasileiros e muito mais! Seja na abertura no Hyde Park ou nos intervalos de eventos dentro do Olympic Park foram experiências humanas demais! E não somente pelas pessoas também, mas o lugar, o clima e os efeitos especiais!
Em Pequim passei por uma situação bem diferente. Estava sozinho numa partida de basquete feminino do Brasil e a cada ponto eu vibrava, como bom brasileiro! Em todos os ginásios chineses, tinha algo próximo de "cheerleaders" responsáveis por fazer a torcida torcer, seja com músicas, gestos ou sei lá o quê... Diante do meu entusiasmo no meio de muitos chineses na minha arquibancada, uma das cheerleaders veio me convidar para fazer a animação da torcida. Hesitei, mas logo topei e em pouco tempo estava ensinando os chineses a cantar: LeIêô, Brasil! A gente dava muita risada e todos parecíamos velhos amigos celebrando em uma partida de basquete em que o placar pouco importou! Mas a festa, aaahhh, essa valeu!
Eu acredito que ter experimentado dias olímpicos, e tê-los vivido com intensidade acrescentou ainda muito mais na minha paixão e no meu interesse pelo esporte. Não entendo como alguém pode hoje viver sem demonstrar um mínimo gosto por praticar esporte, nem que seja por acompanhar esportes...

Os próximos Jogos Olímpicos serão em nosso país, mas somente em 2016! Fiquei me perguntando enquanto redigia se seria possível novamente sentir o espírito olímpico enquanto aguardamos os Jogos. E descobri que, em uma escala menor, eu tenho buscado isso quando leio sobre esporte, quando ligo a TV e assisto a uma programação esportiva de qualidade e muito mais ainda quando vou até um ginásio ver o time de basquete de Brasília, ou acompanhar os treinos da seleção brasileira de natação em Brasília...

Sei que muitos eventos estão acontecendo como preparação para os Jogos Olímpicos. E são eventos de qualidade em diversas cidades do Brasil. Além dos campeonatos nacionais de basquete, voleibol e outras modalidades... Enquanto escrevo sei que está acontecendo no Rio de Janeiro a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, com os melhores do mundo competindo em nosso território.

A minha intenção é propagar o esporte, tentar difundir que cada vez mais as pessoas pratiquem uma vida saudável através da atividade física, buscar contribuir para que também tenham acesso a informação esportiva e até incentivar que as vocês acompanhem na televisão e principalmente estejam presentes nos estádios e ginásios.

Sentir e buscar esse espírito olímpico, depende também de cada um de nós.
Eu creio que seja possível.

E agora, você completa a lacuna do título...

1 comentários:

  1. Que delícia ler seu relato, bateu uma saudade dos Jogos. Faltam 3 anos e uns quebrados para revivermos o sonho olímpico! :)

    ResponderExcluir